A área de automação e mecânica procura oferecer conjunto de soluções geralmente ligadas ao bem estar e a produtividade.

 

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De um modo geral, a modernização consiste em uma atualização tecnológica do elevador, na qual podem ser trocados itens, como o quadro de comando, a máquina de tração, entre outros componentes conforme a necessidade constatada na inspeção prévia realizada no equipamento.

Destaca-se ainda que são comuns processos de atualização relacionados ao desempenho do equipamento, como a parte lógica de processamento do elevador. Podem ser realizadas também as alterações estéticas e funcionais como, por exemplo, troca da cabina, melhoria estética da cabina, ou a substituição de portas de pavimento manuais por automáticas.

 

Uma das principais etapas, no processo de atualização, é a escolha do consultor que especificará os itens a serem atualizados ou substituídos. Esse responsável irá assessorar o condomínio, ou administrador, quanto o tipo de reforma ou modernização necessária em relação ao estado de conservação do elevador. Este profissional elabora um Termo de Referência, com a descrição do escopo dos serviços que deverão ser realizados pelas empresas proponentes que participarão do certame da escolha da empresa vencedora.  

 

O consultor pode assessorar quanto o custo-benefício dos processos de atualização, pois existem elevadores que, inicialmente, são mais baratos, no entanto ao longo da vida útil acabam sendo muito mais onerosos devido às manutenções.

Estão em funcionamento no Brasil elevadores com tecnologias diversas, umas modernas outras nem tanto. Pode-se encontrar dispositivos mais antigos, controlados por relé, utilizando máquinas acionadas por métodos ineficientes, até os módulos de controle modernos, com máquinas de imã permanente ou de indução de alto desempenho, e frenagem regenerativa.

 

Pode-se dizer que o procedimento de atualização dos elevadores deve ser cuidadosamente planejado e executado, a fim de evitar problemas durante ou após a reforma. Isso é necessário para garantir o correto funcionamento e segurança de dispositivos e peças, pois com o passar do tempo elas vão se desgastando e torna-se necessário, por exemplo, modernizar o equipamento.

 

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Assim que o consultor elabora o projeto, inicia-se a busca por empresas que executem as atividades prescritas.

O mesmo profissional pode assessorar quanto à escolha das empresas, como forma de garantir os serviços a serem realizados, visto que as mesmas devem ter em seus quadros técnicos profissionais legalmente habilitados nos conselhos regionais. Além disso, é recomendável verificar a quanto tempo a prestadora de serviços atua no mercado, bem como verificar seu registro junto aos órgãos de fiscalização. Por fim, é a contratada deve ter adequada estrutura de pós-venda, possibilitando rápido atendimento ao cliente.